Literatura: A culpa é das Estrelas

terça-feira, junho 03, 2014


Oi gente!! A pedido de algumas amigas, hoje vim falar sobre o livro do momento. 'A culpa é das estrelas'.




Sinopse - A Culpa é das Estrelas - John Green
A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.
Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.

Descrição dos personagens:

 Hazel Grace: Dezesseis anos. Olhos verdes e pele clara. Leitora voraz, tem uma sensibilidade bastante própria, ideias afiadas e câncer de tireoide com metástase nos pulmões. Gosta de All Stars Chuck Taylors, tem um livro de cabeceira e sabe o que Magritte quis dizer com " Isso não é um cachimbo". Está bem, viva o Falanxifor!

Augustus Waters: Dezessete anos, alto, magro. Sorriso cafajeste, andar idem. É bonito e sabe bem disso. Gosta de música, livros e games. Grande adepto das ressonâncias metafóricas e da direção segura, na medida do possível. Seu osteossarcoma está em remissão há mais de um ano. Ele não tem medo de ir atrás da felicidade.

Hazel e Gus, possuem características diferentes que prendem os leitores. Fazendo com que a gente não consiga se desligar dos sentimentos e da situações por que eles passam. Nos conduzindo pensar sobre a vida e a morte.
O livro fictício que Hazel lê repetidas vezes é “Uma Aflição Imperial”, do autor também fictício Peter Van Houten. A sua história também é sobre uma mulher com câncer e o livro deixa implícito, em seu final aparentemente inacabado, que a protagonista Anna morre. Hazel, então, tem uma grande curiosidade de conhecer o autor para lhe fazer perguntas sobre como a sua família viveu após a morte de Anna. E, por isso, ela faz uma viagem à Holanda, acompanhada de Gus: conhecer Peter Van Houten e tirar suas dúvidas, que mais parecem sobre a sua própria história do que sobre o livro em si.

Sobre o autor: 
John Green é um dos escritores norte-americanos mais queridos pelo público jovem e igualmente festejado pela crítica. Com mais de um milhão de seguidores no twitter, é autor best-seller do The New Times, premiado com Printz Medal e o Printz Honor da American Library Association e com o Edgar Award, e foi duas vezes finalistas do prêmio literário do LA Times. Com o irmão, Hank, mantém o canal do YouTube "Vlogbrothers", um dos projetos de vídeo on-line mais populares do mundo.

Vale a pena dizer que embora o livro apresente um enredo ficcional, na verdade, o autor se inspirou em Esther earl, uma menina que teve a vida levada pelo câncer, deixando no autor marcas profundas, exemplos inesquecíveis, desencanto, desilusão, tristeza, saudade...


Melhores frases:

"Senhor, dê-me serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar as que posso, e sabedoria para reconhecer a diferença entre elas."


"Mas eu acredito em amor verdadeiro, sabe? Não acho que todo mundo possa continuar tendo dois olhos nem que possa evitar ficar doente, e tal, mas todo mundo deveria ter um amor verdadeiro, que deveria durar pelo menos até o fim da vida da pessoa.''


"Talvez "OK" seja o nosso sempre".

“Nem todo mundo que chega na sua vida, vem com a intenção de ficar. Da mesma forma, que nem todos que se foram, queriam partir.”

“Me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: gradativamente e de repente, de uma hora para outra.”

“Às vezes parece que o universo quer ser notado.” ‘É nisso que eu acredito. Acredito que o universo quer ser notado. Acho que o universo é, questionavelmente, tendencioso para a consciência, que premia a inteligência em parte porque gosta que sua elegância seja observada. E quem sou eu, vivendo no meio da história, para dizer ao universo que ele, ou a minha observação dele, é temporária?''


Você sabe que tentar me manter a distância não vai diminuir o que eu sinto por você.
 “— Estou apaixonado por você — ele disse, baixinho.
— Augustus — falei. 
— Eu estou — ele disse, me encarando, e pude ver os cantos dos seus olhos se enrugando — Estou apaixonado por você e não quero me negar o simples prazer de compartilhar algo verdadeiro. Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que haverá um dia em que tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você.”

“Passei a maior parte da minha vida tentando não chorar na frente das pessoas que me amavam … Você trinca os dentes. Você olha para cima. Você diz a si mesmo que se eles o virem chorando, aquilo vai magoá-los, e você não vai ser nada mais que Uma Tristeza na vida deles. Você não deve se transformar numa mera tristeza, então não vai chorar, e você diz tudo isso para si mesmo enquanto olha para o teto. Aí engole em seco, mesmo que sua garganta não queira, olha para a pessoa que ama você e sorri.”

"Seria uma honra ter meu coração partido por você''

“Não posso falar da nossa história de amor, então vou falar de matemática. Não sou formada em matemática, mas sei de uma coisa: existe uma quantidade infinita de números entre 0 e 1. Tem o 0,1 e o 0,12 e o 0,112 e uma infinidade de outros. Obviamente, existe um conjunto ainda maior entre o 0 e o 2, ou entre o 0 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que outros. Um escritor de quem costumávamos gostar nos ensinou isso. Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Queria mais números do que provavelmente vou ter e, por Deus, queria mais números para o Augustus Waters do que os que ele teve. Mas Gus, meu amor, você não imagina o tamanho da minha gratidão pelo nosso pequeno infinito. Eu não o trocaria por nada nesse mundo. Você me deu uma eternidade dentro dos nossos dias numerados, e sou muito grata por isso.”

“A tristeza não nos muda… Ela nos revela.”“Vamos viver o melhor de nossas vidas hoje.”
Os verdadeiros heróis, no fim das contas, não são as pessoas que realizam certas coisas, os verdadeiros heróis são os que reparam nas coisas.

Assim como o livro que falei a algumas semanas, esse também já ganhou adaptação para o cinema, e será lançado no dia 5 de junho. Espero que o filme agrade aos fãs do livro.

Poster do Filme:




Trailer:


Desejo a todos uma ótima leitura!! Beijos...



You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Eu Sou do CBBlogers